News & Events

post blog 5 of

Falta trabalhador qualificado!!!

Qualificação profissional é extremamente importante na busca por um emprego e no texto abaixo explicamos o porquê. 

Em 2016 o Brasil era o 3º país do mundo com maior carência de trabalhadores qualificados. Segundo a pesquisa da OCDE, 63% das empresas com mais de dez funcionários, não conseguem preencher as vagas oferecidas com profissionais qualificados. O impacto negativo dessa realidade é enorme, entre elas a baixa produtividade, alto custo de produção, empregos mal remunerados e desemprego.

Uma pessoa qualificada produz mais e também ganha mais, gerando um ciclo virtuoso e elevando os índices positivos do país A falta de qualificação gera um ciclo vicioso do impacto negativo descrito acima.

O avanço da tecnologia é uma das causas apontadas pelo estudo. Tem emprego, mas faltam pessoas qualificadas para preencher as vagas. Porém além do conhecimento são necessárias outras competências para ser de fato uma pessoa qualificada para o mercado, como raciocínio lógico, boa argumentação, comunicação clara e objetiva, criatividade e capacidade de execução.

Esse não é um problema que afeta só o Brasil, mas aqui ele acaba crescendo devido a uma educação que não prioriza a aquisição de competências. Neste estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, o Japão aparece em primeiro lugar na lista (por motivos diferentes do Brasil) e em segundo a Índia.

jbkç

Lélis Magno da Silva é formado em ciências sociais e especialista em marketing. Atualmente é diretor geral do CDP Connect.