News & Events

blog 9

O desafio do emprego e da carreira profissional para o jovem

        Para a maioria dos jovens a porta de entrada no mercado de trabalho é através de programas como jovem aprendiz ou estágio, enquanto ainda estão no colégio. Para outros o primeiro emprego vem logo como desafio de produzir resultado tais como o emprego de vendedor em lojas ou operador de telemarketing.

        Uma carreira profissional pode ser iniciada na função mais simples que existe dentro de uma empresa e mesmo assim ser de muito sucesso, basta que o jovem tenha conhecimento dos mecanismos que regula o trabalho e como avançar passo a passo no ambiente profissional.

jobs-2999575_1920

Destacamos quatro competências que podem ajudar neste processo:

hammer-28636_1280

Competência física, ou quando a pessoa tem a energia necessária para desempenhar sua função, para iniciar e finalizar todas as atividades do dia com disposição.

gear-3085396_640

Por último a competência emocional. Se você consegue manter o equilíbrio mesmo durante situações difíceis, pode se dizer que você tem competência emocional. Ela vai sendo aperfeiçoada a medida em que crescemos e amadurecemos. A competência emocional deve estar de acordo com a idade, mas tem muitos adultos agindo ainda como adolescentes.

Situações onde a pessoa surta, explode ou age de forma infantil demonstra imaturidade emocional e isso é muito prejudicial à carreira profissional.

Existem situações na empresa onde se deve agir rapidamente, de forma pensada mesmo atuando sob pressão e a pessoa que consegue vai se destacando frente aos demais colegas.

A competência técnica que é saber fazer uma atividade bem-feita. Um engenheiro, um advogado, um médico, um vendedor, um operador de telemarketing ou qualquer outro profissional deve estar preparado tecnicamente para executar a função.  

silhouette-3067346_640

Competência estratégica que é olhar a situação e atuar de forma pensada, estratégica buscando o melhor para sua carreira. Tem funcionário que inicia o trabalho muito motivado e depois do primeiro mês começa a reclamar das coisas que não funcionam. A empresa precisa do funcionário e vice-versa, portanto, a inteligência estratégica é olhar onde e como a empresa pode te ajudar a alcançar o sucesso profissional.

Por exemplo, se for uma empresa que trabalha com vendas, você pode aperfeiçoar suas habilidades de forma a aprender o máximo que puder e, com isso, ir conquistando os cargos mais altos e melhor remunerados.

love-2935421_1280

As quatro competências formam o que chamamos de fatores de sucesso, e o ideal é procurar desenvolver todas juntas. Não adianta ter uma delas bem desenvolvida e faltar as outras. Vemos por exemplo, alguns casos de jogador de futebol que possui competência técnica acima da média e tem sucesso por um tempo, depois acabam perdendo tudo por falta das outras.

O CDPCONNECT está lançando o PPE – Programa Preparação para o Emprego que tem como objetivo dar aos jovens alunos conhecimento e orientação para que consigam emprego e mais que isso, aproveitem as oportunidades e tenham muito sucesso na carreira profissional.

Lélis Magno da Silva é formado em ciências sociais e especialista em marketing. Atualmente é diretor geral do CDP Connect.