News & Events

blog

Por que você precisa da criatividade na sua vida

(e como ser amigo dela)

         Exercitar a nossa criatividade raramente está no topo da nossa lista de prioridades. Não damos o valor necessário a ela porque não somos ensinados a isso. Muito pelo contrário, nosso sistema educacional muitas vezes se agarra a noção de que para sermos bem sucedidos temos que dominar a teoria, decorar e repetir o que já deu certo. Isso é importante, mas não é suficiente.

        Albert Einstein, importante físico alemão, já dizia: “Imaginação é mais importante que conhecimento. Conhecimento é limitado ao que conhecemos e entendemos, enquanto a imaginação abraça o mundo todo e tudo que pode ainda ser conhecido e entendido”. Se Einstein não tivesse usado sua criatividade e sim apenas repetido o que cientistas fizeram antes dele o mundo hoje não teria a teoria da Relatividade. Ele não trabalhava com arte, mas era criativo.

einstein_400x400
41gwA2tBojL

        Mas nenhum produto da imaginação, seja ele um empreendimento inovador, um jeito novo de fazer um mesmo trabalho, uma tecnologia ou uma pintura, foi criado do nada. Segundo Steve Jobs, cofundador da Apple, “criatividade é só conectar os pontos”. Para isso você primeiro tem que ter os pontos para conectar. Esses pontos é todo material que você é exposto durante sua vida. Quanto mais conhecimento e experiências você tiver mais ferramentas a sua criatividade vai ter para trabalhar.

        Agora chega a parte em que eu lhe digo como ser amigo da sua criatividade, mas primeiro vamos esclarecer uma coisa. Se você acha que não é uma pessoa criativa você está se enganando. Criatividade é uma habilidade inata do ser humano. Olhe a sua volta, veja tudo que a humanidade criou em todo esse tempo de existência. Nossa expressão criativa não conhece limites. Se você não é criativo/criativa é porque não exercitou essa parte o suficiente.

        Tenho que admitir que não sei o segredo para construir uma relação incrível com o seu lado criativo. Simplesmente porque é diferente para cada um. O que posso dizer é que a curiosidade é a irmã gêmea da criatividade, então busque tudo que o mundo pode te oferecer. Viva as mais diversas experiências, viaje, conheça pessoas novas, explore sua cidade, consuma livros, filmes, pinturas, apresentações como se não houvesse amanhã. Ouça música, aprenda jardinagem ou planeje a empresa que você quer ter no futuro. Só não desperdice seus dias achando que está destinado a ter uma vida sem graça.

ship-2787544_640

Gabriela Vasco da Silva é estudante de Design Gráfico. Atualmente é estagiária em Midias Sociais no CDP Connect.