News & Events

post blog aprender

Por que temos que aprender algo novo todo dia

        Para quem está começando a procurar emprego vai se deparar com uma realidade que ainda não conhece, que é a rotina de entregar currículos, participar de entrevistas e, se for bem-sucedido nesta primeira fase, ser chamado para iniciar o período de experiência.

        Considerando que tudo deu certo e você foi selecionado, entre tantos outros candidatos, para mostrar do que é capaz, terá que realmente demonstrar que merece a vaga. Não porque é bonzinho, fala corretamente e cumprimenta os colegas, mas porque resolve o problema da empresa, obviamente, estamos falando daquele problema para o qual foi contratado.

thought-2123970_1920
computer-472016_1920

Ninguém espera um milagre daquele que está iniciando sua carreira profissional. Todos sabem que o aprendizado segue 2 princípios:

  1. É cumulativo
  2. É dependente

 

Cumulativo

É cumulativo porque temos uma capacidade limitada diária de aprendizado. É o que Maslow chamava de potencial mental.

É isso que explica porque todos nós temos que passar longos anos no banco da escola. Do fundamental à universidade são em torno de 16 anos para sair formado em um curso superior.

Se não fosse assim, ficaríamos um único ano estudando, aprenderia tudo que tem para aprender e iria trabalhar. O jovem poderia decidir se começaria a estudar com 17 ou 18 anos.

Mas não é assim, todos os dias aprendemos um pouco até atingir determinado limite que varia de uma pessoa para outra. Cada um tem um potencial mental diferente.

Então, quando você passa um dia sem aprender nada, é um problema pois fica impossível aprender dobrado no dia seguinte.

 

Dependente

O aprendizado é dependente, ou seja, depende de um conhecimento anterior. Na escola você aprende um conteúdo e quando o professor ensina o próximo, terá facilidade para aprender. E assim vai até o infinito porque o aprendizado não para nunca.

Por outro lado, se você não aprendeu um conteúdo de matemática ou outra matéria, que foi ensinado em um ano, terá dificuldade para aprender o conteúdo do ano seguinte.

Portanto, quanto maior for a exigência para aprender a sua quota diária melhor para você.

brain-2062048_1920

        Voltando ao problema do emprego, se você está entrando no mercado de trabalho e tem conhecimento do conceito de potencial mental pode utilizá-lo em seu benefício. Se o conhecimento é cumulativo, você poderá empregar toda a sua vontade para aprender diariamente sempre um pouco mais e assim vai criando as bases para um novo aprendizado.

        A iniciativa de aprender demonstra um traço de comportamento muito valorizado no mercado de trabalho.

        Portanto, aproveite que estamos iniciando o ano de 2018 e não deixe passar um dia sem sua cota diária de aprendizado.

Lélis Magno da Silva é formado em ciências sociais e especialista em marketing. Atualmente é diretor geral do CDP Connect.